Há pelo menos cinco anos, um número expressivo de pessoas passou a exercer profissões ligadas ao mercado de beleza, mercado esse em que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial. Essa grande adesão se deve também ao fato de que o investimento é baixo e o retorno rápido. A profissão de cabeleireiro oferece atualmente além do curso técnico, cursos de graduação.

O momento do mercado é de melhoria da qualificação dos profissionais, até porque há uma cobrança maior por parte dos próprios clientes. Antes da universidade os interessados iam às escolas e passavam por três passos – o lavatório, as tesouras e os tipos de corte, hoje isso não é suficiente. Com as inovações tecnológicas e o lançamento constante de produtos cada vez mais específicos, o conhecimento e a habilidade do cabeleireiro passaram a ser mais valorizados e aqueles que estão atualizados se destacam dos demais.

O mercado de beleza mudou, hoje é um negócio e exige muito mais do que apenas saber cortar cabelo, além do conhecimento técnico é preciso saber administrar o negócio, conhecer as questões burocráticas, saber comprar, gerir o estoque, liderar pessoas e usar os produtos adequadamente.

E claro, ter empatia e atender os clientes com excelência.

Confira abaixo alguns links de cursos:

http://www.cruzeirodosul.edu.br/graduacao/curso/estetica-e-cosmetica/

http://www.escolanonaka.com.br

http://www.institutoloreal.com.br/curso/curso-de-cabeleireiro-intensivo/

http://www.mg.senac.br/internet/cursos/capacitacao/DetalheCurso.htm?TipoCurso=1&AreaFormacao=23&Grade=2339&Cidade=2722&Edif=Centro

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=22927&template=395.dwt&unit=NONE&testeira=983&type=L&sub=